Mais valia absoluta!

 Revista Época Negócios

Longas jornadas, resultados nem tanto

Trabalhar muito não é sinônimo de produtividade

 07/08/2012 - por PAULO EDUARDO NOGUEIRA

Ganha ponto quem bater o ponto mais cedo (Foto: Shutterstock)
O que parecia mais uma percepção – chefes veem o funcionário que trabalha mais horas como o mais dedicado e responsável – na verdade é um pilar básico da cultura corporativa. É o que mostra uma pesquisa conduzida pela professora Kimberly Elsbach com executivos de 39 grandes companhias, para os quais a duração da jornada de trabalho é fundamental na avaliação de desempenho. Mas o professor Robert Pozen, da Harvard Business School, alerta: numa economia dinâmica, medir o desempenho por “horas de escritório” acaba travando o desenvolvimento de hábitos mais produtivos.
Formado na cultura de longas jornadas, o funcionário às vezes dedica muito tempo burilando tarefas que deveriam consumir menos trabalho. Pozen aponta a pergunta crucial que todo profissional deve fazer: estou usando bem o meu tempo? O exemplo clássico vem de reuniões de trabalho arrastadas e sem foco: uma pesquisa entre funcionários de escalão intermediário revelou que eles consideram dois terços delas pura perda de tempo.
No estudo de Kimberly, porém, executivos exaltam subordinados que participam de todas as reuniões – ainda que entrem mudos e saiam calados. Ou seja, o critério de avaliação desconsidera contribuições da­das pelo funcionário, valorizando apenas a presença física. Outra distorção: se a produtividade se mede por horas trabalhadas, a única forma de aumentá-la é passar ainda mais tempo no escritório...
Em seu livro Extreme Productivity: Boost Your Results, Reduce Your Hours (“Produtividade extrema: aumente seus resultados, reduza suas horas”), a ser lançado em outubro, Pozen sugere novas atitudes para superar essa cultura: defina o que é importante, aprenda a dizer “não” e a recusar algumas reuniões. Se for impossível evitar certas tarefas, empregue a quantidade mínima de esforço para concretizá-las. Ganhe tempo. Ganhe produtividade.  

0 comentários: