Artigo sobre a Crise

Artigo publicado pelo prof. LUIZ WERNECK VIANNA no ESTADÃO de 27/08/2011.

Faça o download aqui.

A cultura como conceito operativo: Antropologia, Gestão Cultural e algumas implicações políticas desta última

O presente artigo tem por objetivo analisar a dimensão operativa – como possibilitador de uma prática antropológica central, a etnografia – do conceito de cultura. Para isso, parte da análise de três autores contemporâneos, Geertz, Sahlins e Barth. A partir dessa elaboração, procura discutir a definição de gestão cultural, dando ênfase para algumas das implicações políticas de suas práticas.

Autor: Caio Gonçalves Dias

Fonte: pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura

Download do artigo completo.

O Brasil ante a Crise Financeira Internacional

Material produzido pelo IPEA, sobre as notícias relacionadas às dificuldades da Europa e dos
Estados Unidos, isso vêm explicitando o fato de que a crise de 2008 não está superada. O rebaixamento da dívida dos Estados Unidos de AAA para AA+, pela Standard and Poors, foi mais um elemento desse processo e este gatilho acabou gerando um impacto expectacional negativo importante, especialmente sobre a capacidade de financiamento das dívidas dos países desenvolvidos, provocando forte efeito sobre as bolsas de valores mundiais.

Comunicado IPEA 107, faça o download aqui.

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS: O CONTEXTO BRASILEIRO EM FACE DA AÇÃO CONSCIENTE OU DO MODERNISMO DO MERCADO?

A responsabilidade social das empresas vem sendo questionada e impõe novos desafios gerenciais aos negócios, trazendo a emergência de medidas de enfrentamento para os problemas sociais, pois já não é mais possível conviver com o paradoxo de importantes inovações tecnológicas, de um lado, e a degradação da vida humana, de outro. A responsabilidade social das empresas no Brasil ainda é
um desafio, uma vez que as ações de filantropia não têm contribuído efetivamente para a melhoria das condições de vida da sociedade e para a transformação da realidade social vigente. Este texto desenvolve uma problematização dessa questão, tendo como foco um conjunto de empresas brasileiras.
Autor: Carlos Nelson dos Reis
Fonte: R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(2): 279-305, maio/ago. 2007

Clique aqui para acessar o artigo na integra.

VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Professores debatem onda de movimentos sociais durante Simpósio Brasileiro de Psicologia Política


O historiador espanhol Carlos Sixirei Paredes (à dir.) falou sobre protestos de estudantes e do Movimento dos Indignados
Os movimentos sociais foram um dos principais temas debatidos por professores nesta sexta-feira durante o VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, que ocorre na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH | USP Leste) até 13 de agosto.

A mesa redonda “Estado, Esfera Pública e Participação Política” foi composta pelo mediador Edilson Mineiro e pelos professores Cornelis Johannes van Stralen (UFMG), Bruno Lima Rocha (Unisinos), Elio Rodolfo Parisí (UNSL - Argentina) e Carlos Sixirei Paredes (Universidade de Vigo - Espanha).

O historiador espanhol mencionou as greves estudantis no Chile, os protestos na Grécia, a Primavera Árabe e também o “Movimento dos Indignados”, que acontece desde maio em seu país.

Integrado por jovens, desempregados e aposentados, o movimento é uma forma de protesto contra a crise econômica. “Os jovens perderam algumas facilidades e privilégios que tinham antes da crise e, por isso, estão protestando. Hoje o movimento também conta com reivindicações de vários setores da sociedade”, afirmou Paredes, que já participou de algumas passeatas organizadas pelos “Indignados”.

Durante a mesa redonda os professores também não deixaram de abordar questões como democracia, representatividade e orientação política, sempre as relacionando com o tema central do simpósio: “Perspectivas e desafios da Psicologia Política no Brasil: 10 anos da Associação Brasileira de Psicologia Política”.

Workshop Celso Furtado


Novo Desenvolvimentismo e uma Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento

New Developmentalism and a Structuralist Development Macroeconomics

Organizado pelo Centro Celso Furtado
Organized by the Centro Celso Furtado

15 e 16 de agosto de 2011
August 15-16, 2011

EESP - Fundação Getúlio Vargas - São Paulo - Brasil
EESP - Fundação Getúlio Vargas - São Paulo - Brazil

Rua Itapeva, 432, 4º andar - Bela Vista
Rua Itapeva, 432, 4th floor - Bela Vista

VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Perspectivas e Desafios da Psicologia Política no Brasil: 10 anos da ABPP

10 - 13 de Agosto de 2011

Local: Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo